Curso Peak - exercícios para osteoartrite de joelho

Olá, já estão abertas as inscrições para o Curso de Extensão "Exercício Fisioterapêutico e Atividade Física para Osteoartrite do Joelho (PEAK)". Vagas limitadas!

Data/horário: 01-09-2023, de 08 as 12h.
Local: Auditório Rosa Maria C. Rego Paranhos (Elefante Branco) CCS - UFES, Maruípe.
Certificação: 10 horas.
Palestrante: Hugo Jario Almeida Silva (UFSCAR);
Organização: Prof. Dra. Fernanda Moura Vargas Dias (UFES);

O objetivo do Curso é:
  • capacitar o estudante/fisioterapeuta com as principais recomendações das ligas e sociedades internacionais de Osteoartrite de Joelho (OAJ) resultando em uma melhor qualidade de atendimento do indivíduo com OAJ.
O curso PEAK (Physiotherapy Exercise and Physical Activity for Knee Osteoarthritis) foi desenvolvido e disponibilizado gratuitamente pelo Centro de Saúde, Exercícios e Medicina Esportiva da Universidade Melbourne (Austrália), pelas equipes das professoras Ranna Hinman e Kim Bennell, reconhecidas pela excelência em suas pesquisas na área de Fisioterapia e osteoartrite.

Inicialmente, o curso foi ofertado em Inglês e Espanhol. A versão em Português - Exercício Fisioterapêutico e Atividade Física para Osteoartrite do Joelho (PEAK-POR) foi elaborada pela equipe da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), coordenada pelas professoras Tânia Salvini, docente do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da UFSCar, e Ana Elisa Jorge, pesquisadora parceira, e pelo doutorando em Fisioterapia Hugo Jario Almeida Silva.

No curso, os fisioterapeutas e demais participantes são orientados a implementar as melhores práticas de atendimento de pessoas com osteoartrite de joelho, que podem ser realizadas por meio de consultas individuais presenciais ou videoconferência. Há também disponibilização de material didático educativo para os pacientes e informações ao fisioterapeuta para o atendimento por videoconferência.

Este curso está sendo organizado por mim, Profa. Dra. Fernanda Moura Vargas Dias, docente da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e foi possível por uma parceiria entre a UFES e a UFSCAR.

Sou professora das disciplinas de Avaliação em Fisioterapia e Fisioterapia Traumato-ortopédica da UFES e acredito que esse curso oportunizará a atualização dos conhecimentos e a instrumentalização para melhorar a conduta fisioterapêutica em pacientes com Osteoartrite.

Espero que todos vocês gostem e aproveitem o Curso PEAK! Não deixem para última hora, as inscrições são limitadas ao número de vagas do auditório!

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105